OASRS e LNEC Promovem Formação em Iluminação Natural e Artificial de Edifícios

25 Dezembro, 2014.

OASRS e LNEC Promovem Formação em Iluminação Natural e Artificial de Edifícios em Lisboa

A Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, nos dias 7, 8 e 9 de Janeiro de 2015, em Lisboa, a ação de formação Iluminação Natural e Artificial nos Edifícios. Dirigido a engenheiros e arquitetos projetistas, o curso incidirá sobre os principais aspetos de iluminação natural e artificial a ter em consideração no dimensionamento de edifícios novos e nas intervenções em edifícios existentes, tendo em conta a utilização racional da energia e a sustentabilidade.

A formação será constituída por cinco unidades temáticas principais, que incluirão tópicos como a evolução do aproveitamento da luz natural, introdução ao estudo da iluminação, o papel da luz na arquitetura, aspetos climáticos, caracterização da iluminação natural nos edifícios, o conforto visual, requisitos de iluminação nos edifícios, o papel dos envidraçados no aproveitamento da luz natural, os dispositivos de sombreamento como fatores de modelação e controlo da luz natural, aspetos de articulação com outros domínios do projeto, conceitos fundamentais em iluminação artificial, características das fontes de iluminação, controlo da iluminação artificial, caracterização e avaliação do ambiente luminoso, articulação e integração entre a iluminação natural e artificial, requisitos regulamentares (EN 12464-1, EN 15193, REH, RECS), recomendações e instruções para o projeto de iluminação, aspectos de reabilitação, sistemas de iluminação natural avançados e inovadores, monitorização e auditorias de iluminação natural e artificial e aspetos subjectivos da iluminação.

Haverá também lugar à apresentação de vários casos de estudo como a Escola Superior de Educação de Setúbal (A. Siza Vieira), Faculdade de Farmácia da U.L. (R. Hestnes Ferreira), Edifício Principal do LNEC (P. Pardal Monteiro), Instituto do Mundo Árabe (Jean Nouvel), High Museum of Art – Extension (Renzo Piano), GSW – Berlin (Saurbruch Hutton), Soka Bau (Thomas Herzog), entre outros.

Informações
Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho nº 23 – 1249-003 Lisboa
formacao@oasrs.org – tel. 213241175 | fax. 213241169

Fonte: OASRS | Imagem (adaptada-ilustrativa): via KieranTimberlake




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório