Iluminação e urbanismo abordados em curso do Instituto Superior Técnico em Lisboa

28 Novembro, 2016.

Iluminação e urbanismo abordados em curso do Instituto Superior Técnico em Lisboa

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos próximos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso “Urbanismo da Luz – A Luz Artificial na Cidade“.

Coordenado pelo Prof. António Ressano Garcia Lamas do IST e pela Doutora Diana Del-Negro, o curso centrar-se-á nas principais preocupações, no âmbito do planeamento urbanístico, da instalação de sistemas de iluminação, incluindo o seu impacto ambiental e impacto no património arquitetónico das cidades.

Serão abordados temas como as principais grandezas da iluminação, fontes de luz utilizadas na iluminação pública, tipos de luminárias e fotometria, normas e recomendações internacionais na matéria, impacto ambiental da iluminação desde a produção, operação até ao fim de vida, formas de poluição luminosa e métodos para a minimizar e o impacto da iluminação na flora, fauna e no ser humano.

Durante o curso estarão igualmente em destaque o impacto da iluminação na perceção da cidade e no comportamento humano, a iluminação do património urbano, valorização do património através da iluminação, a iluminação como atracão turística, planeamento urbanístico da iluminação e planos diretores de iluminação.

Haverá também lugar à apresentação de diversos casos de estudo de iluminação urbana e planeamento de sistemas de iluminação em cidades.

A participação no curso tem um custo associado de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos seguintes.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada/ilustrativa): via SL Green Realty Corp.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório