Instituto Superior Técnico organiza workshop sobre Abobadilhas Alentejanas

Instituto Superior Técnico organiza workshop sobre Abobadilhas Alentejanas

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos próximos dias 26 e 27, o workshop “Abobadilhas Alentejanas – Teoria e Prática“. Este workshop é coordenado pelo Professor António Sousa Gago do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST).

Dirigido a Engenheiros Civis, Arquitetos e outros profissionais da área de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), o workshop centrar-se-á na temática da construção e reabilitação de abóbadas tradicionais em alvenaria.
Nesse âmbito serão analisados o comportamento estrutural e os sistemas construtivos das abobadilhas alentejanas utilizando protótipos à escala real, bem como as técnicas e os materiais tradicionais, regras de conceção originais e conceitos básicos de análise das estruturas arqueadas.

Além do Professor António Sousa Gago do IST, esta ação de formação contará igualmente com módulos lecionados pelo Professor Manuel Fortea, da Universidade da Extremadura e pelo Professor Julio Palomina, da Universidade de Alcalá de Henares.

A porção final do workshop será ocupada com trabalhos práticos a desenvolver pelos participantes, incluindo a execução de protótipos e a realização de ensaios de carga nos mesmos.

 

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via FUNDEC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório