Isolamento térmico de edifícios debatido em Lisboa

Isolamento térmico de edifícios abordado em curso da FUNDEC

Os Professores José Dinis Silvestre, Inês Flores-Colen e Cristina Matos Silva coordenam, no dia 1 e 2 de junho, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso Isolamento e Reabilitação Térmica de Fachadas e Coberturas de Edifícios.

Esta ação de formação, dirigida a engenheiros civis e arquitetos envolvidos no projeto e construção de edifícios, centrar-se-á nos materiais e sistemas de isolamento e reabilitação térmica de fachadas e coberturas, bem como nas situações construtivas patológicas mais frequentes.

Nesse âmbito serão discutidos temas como o isolamento térmico de edifícios em Portugal, desempenho térmico dos edifícios, estratégias de redução das necessidades de energia para aquecimento e arrefecimento em Portugal, materiais e sistemas de isolamento térmico de fachadas e coberturas, campo de aplicação de cada isolante térmico, soluções de isolamento e de reabilitação térmica de fachadas, aplicação de sistemas de fachada ventilada, de ETICS (sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior) e de argamassas térmicas.

Serão igualmente abordados o isolamento térmico na prevenção da patologia em fachadas e coberturas, os prós e contras de soluções correntes de reabilitação térmica, soluções de isolamento e reabilitação térmica de coberturas em terraço e inclinadas, e de elementos em contacto com o solo, sistemas integrados de fachadas e coberturas verdes, constituição e execução dos sistemas e contributo para o comportamento energético do edifício.
Intervalo para café

Finalmente será efetuada a apresentação de casos práticos de isolamento e reabilitação térmica com a participação de empresas especializadas, incluindo fachadas ventiladas (Rockwool), ETICS (Saint-Gobain Weber), Argamassas térmicas (Secil Argamassas), coberturas inclinadas e elementos em contacto com o solo (Iberfibran) e coberturas em terraço (Imperalum).

O custo do curso é de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR), podendo a inscrição ser realizada através dos contactos abaixo indicados.

A participação nesta ação de formação, organizada pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), incluirá a entrega de um Certificado de Frequência de Formação Profissional.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC  | Imagem (adaptada): via Pinaire Roofing




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório