IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas

17 Maio, 2016.

IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas

A Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) são as organizadoras do IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE 2016) que se realiza de 18 a 20 de Maio no Rio de Janeiro.

No evento, um dos mais relevantes do Brasil na área da engenharia de estruturas, estarão em especial destaque as diversas intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro no âmbito da realização, ainda este ano, de mais uma edição dos Jogos Olímpicos.

O congresso é especialmente dirigido a Engenheiros Civis da área de Estruturas, investigadores e estudantes de engenharia civil, contemplando as áreas do projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, metropolitanos, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações. Será abordada a normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas, de madeira, alvenaria e materiais avançados.

Nesse âmbito haverá lugar à apresentação de trabalhos sobre análise dinâmica de edificações, análise sísmica, análise dinâmica de pontes ferroviárias para comboios de alta velocidade, influência do método construtivo na redistribuição dos esforços em pórticos de concreto armado, análise do projeto de pontes catenárias, obtenção de concreto leve estrutural pela substituição do seixo rolado por argila expandida, verificação do estado limite de deformação excessiva para vigas de concreto armado submetidas à ação térmica e dimensionamento integrado de seções celulares de concreto armado.

Serão igualmente abordados a análise de edificações considerando desvios construtivos reais, análise por elementos finitos de vigas de concreto armado sob estados planos de tensão utilizando o ansys 14.5, verificação da armadura mínima em vigas protendidas pós-tração aderente, comportamento estrutural de pontes esconsas, utilização de terminais de ancoragem em edifícios de grande porte, dimensionamento automatizado de vigas mistas conforme a NBR 8800:2008 e a NBR 6118:2014 e distribuição transversal para pontes em vigas múltiplas protendidas, entre outros temas.

O entrada no congresso tem um custo de 860 BRL, de 630 BRL para sócios da ABPE e ABECE e de 320 BRL para estudantes. A inscrição pode ser efetuada através dos contactos abaixo indicados.

Informações
IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas
cpbe@cmeventos.com.br

Fonte: IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas  | Imagem (adaptada): IX Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório