Materiais compósitos avançados no desafio académico SAMPE Brasil 2015

24 Julho, 2015.

Materiais Compósitos Avançados no Desafio Académico SAMPE Brasil 2015

A Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos (SAMPE) realiza, nos dias 17 de Agosto no Rio de Janeiro e 24 de Agosto em São Paulo, dois encontros destinados a apresentar as opções técnicas, no projeto de Engenharia Civil, do uso de materiais compósitos. As sessões enquadram-se na segunda edição do “Desafio Acadêmico em Composites”.

O “Desafio Acadêmico em Composites” é dirigido a estudantes universitários, nomeadamente estudantes de Engenharia Civil do Brasil, visando oferecer uma experiência prática no projeto e processos construtivos com materiais compósitos.
As equipas académicas são motivadas a desenvolver o projeto de uma ponte com perfis fabricados com materiais compósitos, em particular fibra de carbono, fibra de vidro ou fibras naturais e a construir o respetivo protótipo.

As pontes, que deverão ter um comprimento mínimo de 60 cm, serão sujeitas a ensaios estruturais de flexão modificada.

Os projetos e modelos serão avaliados em função da qualidade do conteúdo técnico, relevância técnica, qualidade da apresentação e design gráfico, entre outros critérios.

Os trabalhos vencedores serão apresentados, no Laboratório de Estruturas Leves (LEL) do IPT/Parque Tecnológico (São José dos Campos, São Paulo), durante a “I Semana de Composites Avançados SAMPE Brasil”, que se realiza no dia 19 de Outubro de 2015.

Informações
II Desafio Acadêmico SAMPE Brasil
Diego (diego@artsim.com.br)
Tel.: (11) 2899-6385

Fonte e Imagem: II Desafio Acadêmico SAMPE Brasil via Diego




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório