Materiais de construção ecológicos debatidos em colóquio da Ordem dos Engenheiros

29 Agosto, 2018.

Materiais de construção ecológicos debatidos em colóquio da Ordem dos Engenheiros

O Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 14 de setembro, pelas 17h15, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o colóquio “Medida de Conteúdo Ecológico em Materiais Naturais de Vida Longa“.

A sessão de participação gratuita, mas inscrição obrigatória centrar-se-á nos materiais para construção que contenham substâncias naturais de origem orgânica e sejam de vida longa. Será abordada a necessidade de inclusão de uma ficha informativa com indicação do carbono sequestrado (em equivalente de CO2), bem como da análise do teor de carbono dos seus componentes e o cálculo do CO2 equivalente sequestrado.

Os participantes do colóquio debaterão a utilidade da indicação da “ecologicidade” dos produtos, uma medida que permitirá ao cliente final comparar entre diferentes opções disponíveis, no que diz respeito a materiais de construção.

O colóquio será aberto por representantes do Colégio de Engenharia de Materiais, da SPM e da DGEG, seguindo-se intervenções de Luís Gil, da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), Ordem dos Engenheiros (OE) e Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e de Sofia Knapic, do Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ).

Serão debatidos ainda temas como o carbono sequestrado em produtos com materiais naturais de vida longa e o interesse da iniciativa para setores de referência (madeira/cortiça), estando igualmente planeada uma mesa redonda que contará com a participação de representantes da OE, SPM, DGEG, APA, Ministério da Economia e Universidades.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
E-mail: gap@oep.pt

Fonte: Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas/ilustrativas): via Pixabay




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório