Monitorização e Ordenamento das Zonas Costeiras em Conferência da OE

29 Maio, 2014.

Monitorização e Ordenamento das Zonas Costeiras em Conferência da OE

A Ordem dos Engenheiros (OE) promove, no próximo dia 4 de Junho, em Lisboa, mais uma sessão do Ciclo de Conferências sobre o Litoral Português. Esta segunda parte incidirá sobre as Soluções para a Resolução do Problema, a Monitorização e o Ordenamento, em continuidade da primeira parte, na qual foram discutidos o Ponto de Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira.

A conferência incluirá uma série de intervenções de cariz técnico sobre a resolução ou minimização dos problemas estuarinos e costeiros, como sistemas de elevado dinamismo. Falar-se-á sobre o comportamento morfodinâmico, a influência que as mudanças climáticas globais têm na subida do nível médio da água do mar, o recuo da linha de costa e a rotura de estruturas de proteção.

Neste âmbito os principais tópicos da conferência serão as obras costeiras e gestão da posição da linha de costa, a formação e gestão participada para uma proteção eficaz, resposta nacional à perda de território por ação do mar, quebramares destacados e monitorização e defesa do litoral português.
Haverá também lugar à apresentação de casos de estudo, incluindo a defesa costeira da Praia do Norte em Nazaré.

A conferência será aberta pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos e pelo Coordenador da Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da OE, Eng. Francisco Taveira Pinto, que fará também a moderação da sessão.
As intervenções técnicas serão efetuadas pelo Eng. António Trigo Teixeira, do Instituto Superior Técnico (IST), Eng. José Antunes do Carmo, da Universidade de Coimbra (UC), Eng. António Sanches do Valle, da WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, Eng. Francisco Taveira Pinto da OE e pelo Dr. João Francisco Duarte, do Instituto Hidrográfico.

A Conferência decorrerá a partir das 14h00 no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, na Avenida António Augusto de Aguiar.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa
T 213 132 662 /3 /4
Email: colegios@ordemdosengenheiros.pt

Fonte: Ordem dos Engenheiros | Imagem: via Wikimedia (ilustrativa)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório