Curso sobre Aplicações do Eurocódigo 3 em Pontes e Estruturas Especiais

O Professor António Reis do Instituto Superior Técnico (IST) coordena, nos dias 16 e 17 de Abril, o curso Eurocódigo 3: Estruturas de Placas – Aplicações em Pontes e Estruturas Especiais, que se realiza no Departamento de Engenharia Civil do IST, em Lisboa. Este curso destina-se à explicação dos fundamentos da norma portuguesa NPEN1993-1-5, nomeadamente a estabilidade e resistência última de estruturas de placas utilizadas em edifícios industriais, coberturas e pontes metálicas e mistas.

Enquadramento

A entrada em vigor da nova norma portuguesa NPEN1993-1-5, relativa ao dimensionamento de elementos estruturais de aço constituídos por placas disponibiliza, aos projectistas e construtores de estruturas metálicas, um conjunto de regras unificadas com uma diversidade de aplicações no domínio das pontes e estruturas especiais.

Discutem-se neste curso, os aspectos da estabilidade e comportamento de pós-encurvadura de placas, painéis reforçados e almas de vigas de alma cheia. Abordam-se os problemas da encurvadura local em regime secções estruturais, da estabilidade em regime elasto-plástico e da influência das tensões residuais.

Através de um conjunto de exemplos de aplicação ilustram-se, com casos de projecto, a aplicação da NPEN1993-1-5. Discutem-se ainda aspectos da utilização de programas de cálculo automático para a análise de estabilidade de estruturas de placas, nomeadamente no que concerne à simulação de imperfeições modais equivalentes às imperfeições geométricas e tensões residuais de soldadura. Discute-se a relação das imperfeições equivalentes, com as tolerâncias de fabrico da norma de execução e exigências de “níveis de execução” em estruturas especiais.

Informações

FUNDEC – Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42 | Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt
Internet: http://www.civil.ist.utl.pt/fundec

 




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório