Materiais de Utilização Recente em Geotecnia e o seu Enquadramento Ambiental

A Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros organiza, no próximo dia 17 de Novembro, das 18h00 às 20h30, no Auditório da sede nacional, em Lisboa, uma acção intitulada “Materiais de Utilização Recente em Geotecnia e o seu Enquadramento Ambiental (1.ª Parte)“.

A evolução tecnológica, no domínio dos materiais com utilização em geotecnia, justifica que se divulguem algumas das mais recentes aplicações, começando, nesta 1.ª Parte, pelas “bentonites de escavação” e pelos “polímeros em estacas e paredes moldadas”, que iniciarão um ciclo de sessões, a promover pela Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros, sobre esta temática.

No tema sobre “bentonites de escavação” serão abordados casos de obra com aplicações a sondagens (para captação de água, de petróleo, de diversos minerais e sondagens geotérmicas), bem como a estacas, paredes moldadas, túneis e ainda na impermeabilização de solos e de aterros e na resolução de problemas ambientais.

No que se refere aos “polímeros” serão apresentados casos de obra referentes às suas aplicações, nomeadamente, como fluidos de estabilização.

O programa da acção desenvolver-se-á do seguinte modo:
– “Bentonites de Escavação”, Eng.os José Montes (da firma SALMON) e Ivan Sanchez Garcia (Sud-Chemie, Espanha);
– “Novas Soluções em Estabilização de Solos – Aplicação de Polímeros em Estacas e Paredes Moldadas”, Eng.os Jorge Correia e Jorge Capitão-Mor (da empresa GEO).
No final da sessão ocorrerá um debate que será moderado pelo Eng.º José Matos e Silva, Coordenador da Especialização em Geotecnia da OE.

Inscrições e Informações:
Ordem dos Engenheiros – Secretariado dos Colégios ;
Telef.: 21 313 26 62/3/4 ; Fax.: 21 313 26 72
Email: colegios@ordemdosengenheiros.pt




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório