Comportamento Experimental de Ligações Articuladas

As ligações articuladas com cavilha são normalmente utilizadas em estruturas temporárias, tais como as estruturas de suporte de cofragens pesadas, onde as condições de reutilização constituem requisitos fundamentais. Neste tipo de ligação, as cavilhas são geralmente solicitadas por uma combinação de corte mais flexão.
No presente artigo descreve-se um estudo experimental realizado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, com o objectivo de avaliar o comportamento real de ligações articuladas com cavilha. O programa experimental incluiu a realização de dois ensaios até à rotura, em configurações de ligações correntemente utilizadas pela empresa PERI – Pericofragens Lda, em cofragens de pontes.

A partir dos resultados experimentais foram identificados os principais modos de rotura e avaliadas as respectivas cargas. Estes resultados foram comparados com os modelos analíticos de dimensionamento deste tipo de ligação, segundo as versões ENV (1992) e EN (2003) do Eurocódigo 3.

Texto baseado no original de Rui A. Duarte Simões e Luís Simões da Silva




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório