Projeto e construção de estruturas marítimas e portuárias em curso do IST

3 Agosto, 2015.

Projeto e construção de estruturas marítimas e portuárias em curso do IST

António Trigo Teixeira, Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, é o coordenador da quinta edição do curso “Projecto de Obras Marítimas”, que se realiza entre 28 de Setembro e 14 de Dezembro de 2015 em Lisboa. Esta ação de formação é dirigida a todos os engenheiros e outros profissionais envolvidos no projeto, construção e gestão de obras marítimas e portuárias.

Com uma duração de 12 semanas e 36 horas de formação, o curso incidirá sobre tópicos como as diferentes fases do projeto de obras marítimas, organização do projeto, peças escritas e desenhadas, planeamento, principais tipos de obras marítimas e portuárias, modos de ruína e condicionamento, processos físicos e estabilidade hidráulica, geração da onda, ondas regulares e irregulares, parâmetros estatísticos, propagação da agitação, avaliação em fase de projeto e modelos físicos e matemáticos.

Serão também abordadas as obras de proteção costeira, esporões, quebra-mares destacados, alimentação e enchimento artificial de praias, obras de retenção marginal, rampas de acesso à água, condicionamentos e dimensionamento, obras de abrigo, conceção e dimensionamento estrutural, posição da obra face à rebentação, obras de abrigo, dimensionamento ao galgamento, uso de blocos artificiais e de enrocamento, tetrapodo, cubo antifer, acropode e curvas de resistência estrutural.

Durante o curso será ainda feita referência a obras acostáveis, obras de gravidade e estacadas, muros cais em caixotões, dimensionamento estrutural, estabilização à flutuação, acessórios de cais, defensas, escadas, cabeços de amarração, pré-dimensionamento de sistemas de defensas, dragagens, tipos de dragas, preparação para uma obra de dragagem e condicionamentos ambientais.

O curso, organizado pela FUNDEC, realiza-se no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, tendo um custo de 900 EUR + IVA 23%.

Informações
Fernanda Correia Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: FUNDEC/IST | Imagem (adaptada): Living Shoreline Solutions Inc. via NPCA




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Projeto e construção de estruturas marítimas e portuárias em curso do IST

  1. Otavio Guimaraes

    Caros amigos,

    Por acaso existe algum curso de obras maritimas com 36horas de duração porém em menos dias. Sou brasileiro e tenho interesse em participar. Obrigado.

Comentar

* Obrigatório