Ordem dos Engenheiros organiza visita técnica ao estaleiro de construção do Edifício FPM41

19 Fevereiro, 2018.

Ordem dos Engenheiros organiza visita técnica ao estaleiro de construção do Edifício FPM41

No próximo dia 24 de fevereiro realiza-se uma visita técnica ao estaleiro de obra do Edifício FPM41, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. A visita tem organização da Especialização em Estruturas da Ordem dos Engenheiros e é gratuita.

O FPM41 é um edifício de escritórios, de 17 pisos, localizado no centro de Lisboa. Possuirá igualmente 6 pisos enterrados que serão ocupados por áreas de estacionamento e zonas técnicas.

A gestão do projeto de construção do Edifício FPM41 está a cargo da Rockbuilding, sendo os projetos de estruturas e de arquitetura, respetivamente da autoria da JSJ e da Arq.ª Patrícia Barbas. A execução foi da responsabilidade das empresas Mota Engil e Casais.

A estrutura da torre foi executada recorrendo a sistemas estruturais pouco correntes, nomeadamente soluções baseadas em lajes aligeiradas de betão armado e pré-esforçado, que permitiram vencer os grandes vãos interiores e por diagonais metálicas ao longo da fachada da zona em consola, que garantem a transmissão e o caminho das cargas até aos elementos verticais que se prolongam até às fundações.

A execução do edifício teve condicionamentos construtivos importantes, determinados pela proximidade do túnel do metropolitano de Lisboa e a necessidade de executar um grande número de pisos enterrados, o que obrigou ao uso de soluções de contenção provisória especiais.

A participação nesta visita técnica é gratuita, mas carece de inscrição, que poderá ser efetuada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3 |4
E-mail: gap@oep.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Ordem dos Engenheiros




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório