Projeto de estruturas especiais de Engenharia Civil em foco no Instituto Superior Técnico

11 Novembro, 2016.

Projeto de estruturas especiais de Engenharia Civil em foco no Instituto Superior Técnico

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos próximos dias 21 e 22 de novembro de 2016, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, a ação de formação avançada “Dimensionamento de Estruturas Especiais – Aspetos Específicos“.

Coordenado pelo Prof. José Oliveira Pedro e pelo Prof. Pedro Martins Mendes, do IST, o curso é dirigido a Engenheiros Civis que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na área do dimensionamento de estruturas especiais, incluindo silos, reservatórios, chaminés e estruturas de aço.

Durante o curso será abordado o dimensionamento de vigas de secção soldada, vigas alveolares e celulares e vigas trianguladas com perfis tubulares.

Nesse âmbito serão apresentados temas como a resistência à flexão, efeitos da encurvadura de placa na resistência de componentes comprimidos, larguras efetivas, encurvadura lateral, resistência à encurvadura por esforço transverso, resistência a forças concentradas, dimensionamento de reforços transversais, tipos de juntas de perfis tubulares, efeitos das excentricidades nas juntas, cálculo estático de juntas soldadas tipo K com cordas RHS, colunas compostas com cordas ligadas por travessas, colunas compostas com ligação triangulada das cordas e efeitos da pressão hidrostática e da Acão sísmica em reservatórios, entre muitos outros.

A participação no curso tem um custo associado de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR).

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada): via Decode BD (ilustrativa)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório