Bouygues Travaux Publics e Peikko Group cooperam na implementação de novos métodos de construção em betão armado em projetos de centrais nucleares

Bouygues Travaux Publics e Peikko Group cooperam na implementação de novos métodos de construção em betão armado em projetos de centrais nucleares

A Peikko Group Corporation, fornecedor global líder de conexões de betão e estruturas compósitas, e a Bouygues Travaux Publics, empresa francesa global de construção com operações em mais de 60 países, assinaram um contrato para cooperar e trabalhar juntas no desenvolvimento e utilização de métodos de construção em betão armado em projetos de construção de centrais nucleares e pequenos reatores modulares.

A nova parede em betão armado é composta por duas placas de aço, que possuem pinos de de resistência ao corte soldados na superfície interna. Essas placas de aço são conectadas por uma grade de barras de amarração e toda a estrutura é preenchida com betão no local. Ao usar o novo método, é possível reduzir significativamente o cronograma de construção no local em comparação com a aplicação de betão armado moldado in situ tradicional. Este método é especialmente eficaz em estruturas fortemente reforçadas, como centrais nucleares. Além disso, o reforço de barras convencionais e a cofragem temporária não são necessários.

Com o apoio da União Europeia e dos principais proprietários nucleares franceses (EDF, CEA e ORANO), o método de construção foi testado num projeto piloto em escala real (projeto SCHEDULE) pela construção de uma réplica exata do edifício do gerador a diesel da EDF para centrais nucleares. Este projeto recebeu financiamento do Fundo de Pesquisa para Carvão e Aço ao abrigo do contrato de subvenção 800732. Este edifício foi construído na área de testes da EDF localizada em Les Renardières, França. A Peikko fabricou todas as estruturas de aço para este edifício e os trabalhos no local foram executados pela Bouygues Construction Expertises Nucléaires, uma subsidiária da Bouygues Travaux Publics. A construção no local da estrutura do edifício durou apenas 5 meses. A conclusão foi bem sucedida em termos de desempenho e reforça as vantagens da nova tecnologia de construção em betão armado.

“O objetivo deste contrato é envolver fortemente a Bouygues e a Peikko no crescimento do mercado europeu para novos projetos nucleares e, especialmente, para novos EPR e SMR, que estão atualmente em fase de desenvolvimento em todo o mundo”, diz Raimo Lehtinen, Diretor de Negócios da Peikko Group Corporation.

Fonte: Peikko Group




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório