Projeto de estruturas metálicas marítimas em curso do IST

25 Outubro, 2015.

Projeto de estruturas metálicas marítimas em curso do IST

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) promove entre 28 de outubro e 2 de dezembro, no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (DEC-IST), em Lisboa, o curso “Análise e Dimensionamento de Estruturas Offshore“. Esta ação de formação é dirigida a Engenheiros Civis que desenvolvem a sua atividade na área do projeto e construção de estruturas marítimas, em aço.

O curso contará com dois módulos, realizando-se o primeiro, dedicado à dinâmica e definição de ações, entre 28 e 30 de outubro e o segundo, centrado no dimensionamento de estruturas metálicas, entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2015.

O conjunto de temas a abordar incluirá os tipos de estruturas offshore e respetivo comportamento estrutural, dinâmica de estruturas offshore, definição de ações e respetivos efeitos em estruturas offshore e modelação e análise de operações marítimas.

Serão igualmente abrangidos os princípios de dimensionamento e análise de estruturas offshore, alternativas e responsabilidades do engenheiro na compreensão da estrutura, resistência de estruturas trianguladas e pórticos, com particular ênfase no dimensionamento de elementos tubulares de acordo com a Norsok N-004, dimensionamento de ligações tubulares, resistência de placas de acordo com a DNV-RP-C201 e resistência à fadiga de acordo com a DNV-RP-C203.

Os formadores do curso serão Ricardo Vieira, Francisco Virtuoso e Luís Guerreiro do IST, Pål Jensen da DNV GL e Jérémy Barbarin da Subsea7.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
IST – DECivil – Gabinete 1.42 (1º piso)
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt
Tel: (+351) 218 418 042
Fax: (+351) 218 418 193

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada): via FUNDEC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório