Curso da FUNDEC aborda o projeto e execução de escavações em meio urbano

13 Março, 2018.

Curso da FUNDEC aborda o projeto e execução de escavações em meio urbano

Os Professores Alexandre Pinto e Rui Carrilho Gomes, do Instituto Superior Técnico (IST) organizam, nos dias 15 e 16 de março, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, em Lisboa, o curso Concepção e Execução de Escavações em Meio Urbano.

Dirigido a Engenheiros Civis das áreas de estruturas e geotecnia, bem como a outros profissionais do setor da onstrução, envolvidos da conceção, projeto e execução de obras, esta ação de formação incidirá sobre a execução de escavações em meio urbano, centrando-se nos fundamentos e na apresentação de exemplos práticos.

Nesse âmbito serão abordados temas como a caracterização geotécnica em meio urbano, principais técnicas construtivas e análise comparativa, condicionamentos de escavações em meio urbano, a experiência da Câmara Municipal de Lisboa e a infraestrutura de dados GeoSIG na produção de cartografia geológica/geotécnica para apoio ao planeamento e gestão urbana.

Estarão igualmente em destaque a aplicação do método observacional, comportamento sísmico de estruturas de suporte flexíveis, reforço de muros de suporte na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, casos práticos de escavações em meio urbano, o Hospital CUF Alcântara, em Lisboa, ampliação do Hospital da Luz, em Lisboa e escavações em obras do metropolitano.

O curso é organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), podendo a inscrição ser efetuada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC/IST | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Balfour Beatty




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório