Curso do IST aborda reabilitação de estruturas de betão

31 Maio, 2018.

Curso do IST aborda reabilitação de estruturas de betão

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, entre 2 e 13 de julho, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), o curso Reabilitação de Estruturas de Betão e de Alvenaria.

Coordenado pelo Prof. António Sousa Gago e pelo Prof. António Costa, o curso é dirigido a Engenheiros Civis da área de estruturas, incidindo sobre a reabilitação de estruturas de betão armado.

Os principais temas desta ação de formação serão os mecanismos de deterioração das estruturas de betão, métodos de inspeção e diagnóstico, características estruturais de edifícios (antigos) de alvenaria, anomalias e métodos de inspeção e diagnóstico, reparação e proteção de estruturas de betão, reforço de fundações em edifícios antigos e princípios de intervenção e de análise.

Serão igualmente abordados a avaliação da capacidade de estruturas de betão armado existentes, reforço com uma nova camada de betão, reforço com chapas de aço, avaliação da capacidade estrutural de estruturas de alvenaria existentes, princípios e métodos de análise e estratégias de reforço de edifícios de alvenaria existentes.

A porção final do curso será preenchida com tópicos como o reforço com laminados/mantas de FRP, reforço com pré-esforço, avaliação da capacidade estrutural de estruturas de alvenaria existentes, funcionamento estrutural e métodos de análise de arcos, abóbadas e cúpulas em alvenaria, metodologias de reforço sísmico de estruturas de betão, reforço de fundações em edifícios antigos e conceção e dimensionamento de casos de reforço de estruturas em betão armado.

O curso terá como formadores o Prof. António Sousa Gago, Prof. António Costa e Prof. Rui Carrilho Gomes, do IST, Prof. Alexandre da Luz Pinto, Diretor Técnico da Jetsj e Prof. João Appleton, Diretor Técnico da A2P.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC/IST | Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via Pixabay




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório