Professor Eduardo Júlio coordena curso de reabilitação de estruturas no Instituto Superior Técnico

6 Outubro, 2017.

Professor Eduardo Júlio coordena curso de reabilitação de estruturas no Instituto Superior Técnico

Nos próximos dias 19 e 20 de outubro realiza-se no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o curso Reabilitação de Estruturas de Betão e de Alvenaria.

Coordenada pelo Professor Eduardo Júlio, do IST e lecionado em conjunto com os Professores António Costa e António Gago, esta ação de formação é direcionada a engenheiros civis da área de estruturas.

Os principais temas do curso serão as metodologias de intervenção em estruturas existentes, métodos de inspeção e diagnóstico, mecanismos de deterioração das estruturas de betão, reparação e proteção de estruturas de betão, avaliação de estruturas de betão, técnicas de reforço estrutural, reforço com uma nova camada de betão, reforço com chapas de aço ou com laminados/mantas de FRP, conceção, cálculo e pormenorização.

Serão igualmente abordados o reforço com pré-esforço exterior, reforço de fundações com micro-estacas metálicas, estratégias de reabilitação sísmica de estruturas de betão, anomalias e características estruturais de edifícios (antigos) de alvenaria, melhoramento do comportamento sísmico de edifícios de alvenaria, conservação do património e princípios orientadores.

Durante o curso haverá igualmente lugar à realização de exemplos de aplicação por parte dos formandos.

 

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens(adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via American Concrete Institute (ACI)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório