Ordem dos Engenheiros recebe Seminário sobre Proteção de Infraestruturas 2018

21 Maio, 2018.

Ordem dos Engenheiros recebe Seminário sobre Proteção de Infraestruturas 2018

A Ordem dos Engenheiros (OE), Academia Militar, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico (IST), promovem, esta quarta-feira, dia 23 de maio, no Auditório da Sede da OE, em Lisboa, o Seminário sobre Proteção de Infraestruturas 2018 (SePI18).

O evento, que terá como mote a resiliência das infraestruturas face aos efeitos de explosões terá início pelas 15h45 e destina-se a Engenheiros Civis, Arquitetos e outros técnicos ligados ao dimensionamento, construção, reabilitação e manutenção de infraestruturas críticas.

Focar-se-á nos aspetos técnicos da proteção de infraestruturas contra explosões, em particular na adoção de soluções protetivas que permitam incrementar a resistência de estruturas.

Os principais temas do SePI18 serão os efeitos das explosões em infraestruturas, bases da engenharia protetiva, explosões em edifícios habitacionais e recomendações gerais de desenho de instalações face a ações de explosão.

Serão igualmente abordados os novos desenvolvimentos soluções de proteção contra explosões, sistemas modulares de proteção de edifícios face a explosões, com recurso a conectores em aço de parede fina com capacidade de absorção de energia, comportamento de painéis sandwich de betão armado ou reforçados com “unidirectional fibre reinforced mortar”
(UFRM) sujeitos a ações de explosão e análise numérica de estruturas de engenharia civil sujeitas a ações de explosão.

O evento é gratuito para Membros da Ordem dos Engenheiros.

Informações
Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.: 213 132 666 / 213 132 600
E-mail: atividades@sul.oep.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via Jimmy Chan




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório