Infraestruturas Aeroportuárias

As Infraestruturas Aeroportuárias são o conjunto de infraestruturas associadas a aeroportos e aeródromos. Incluem os terminais de aeroportos, as pistas e os edifícios e equipamentos de suporte da navegação aérea.


Artigos e Notícias sobre Infraestruturas Aeroportuárias

Imagem do dia: Avança construção de um dos maiores Aeroportos do Mundo

Avança construção de um dos maiores Aeroportos do Mundo

O consórcio formado pela Foster + Partners e pelo gabinete nova-iorquino FR-EE divulgou novas imagens do projeto de construção do novo Aeroporto Internacional da Cidade do México, atualmente em execução. A massiva infraestrutura aeroportuária de 13 mil milhões de dólares será uma das maiores do mundo quando concluída, estando em curso a construção de 6 pistas e um terminal de passageiros com cerca de 560 mil metros quadrados.

Continuar a ler »

Conferência sobre projeto e construção de infraestruturas aeroportuárias no continente africano

Conferência sobre projeto e construção de infraestruturas aeroportuárias no continente africano

O Centro Internacional de Qualidade e Produtividade (IQPC) organiza, nos dias 21 e 22 de agosto, em Nairobi, no Quénia, a conferência internacional Aeroportos Modernos em África 2018, dedicada ao projeto e construção de infraestruturas aeroportuárias no continente africano.

Continuar a ler »

Expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa debatida na Ordem dos Engenheiros

Expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa debatida na Ordem dos Engenheiros

A Ordem dos Engenheiros (OE), através da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação organiza, no próximo dia 24 de março, no Auditório da Sede Nacional da OE, em Lisboa, uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Aeroporto da Portela + Montijo“.

Continuar a ler »

Pavimentos de betão aquecidos permitem o aumento da segurança de pistas de aeroportos

Pavimentos de betão aquecidos permitem o aumento da segurança e disponibilidade de pistas de aeroportos

Um estudante de Doutoramento em Engenharia Civil da Universidade do Arkansas (UA) está a desenvolver, no âmbito da sua tese, um sistema de pavimentos de betão aquecidos que permite aumentar a segurança e disponibilidade operativa de pistas de aeroportos. Embora a ideia não seja nova, este tipo de soluções nunca foi adotado de forma generalizada, devido ao seu elevado custo, uma situação que o investigador pretende mudar.

Continuar a ler »

Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo

Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo

A empresa alemã Serva instalou nos parques do concorrido Aeroporto Internacional de Düsseldorf, um sistema inteligente de estacionamento automático que, por intermédio de dispositivos robóticos, arruma os veículos de forma otimizada. Ao contrário de outros sistemas de estacionamento autónomo, o “Ray” pode ser facilmente utilizado em parques convencionais.

Continuar a ler »

Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos

Gestão da Conservação de Pavimentos de Aeroportos e Aeródromos

Em Portugal existem alguns Sistemas de Gestão de Pavimentos (SGP) para estradas mas não existe nenhum para aeroportos ou aeródromos. Os SGP permitem às administrações dos aeroportos e aeródromos desenvolver os seus planos de conservação e definir os orçamentos que permitem assegurar a segurança e a operacionalidade das aeronaves. As ferramentas básicas da gestão de pavimentos centram-se em índices de avaliação da qualidade dos pavimentos. O índice PCI (Pavement Condition Index) definido na norma ASTM (2004) é o índice considerado na gestão dos aeroportos americanos por imposição da Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos da América, embora possam ser utilizados outros índices.

Continuar a ler »

O Sistema de Transporte Autónomo do Aeroporto de Heathrow

Sistema de Transporte Autónomo do Aeroporto de Heathrow

O ULTra PRT é um sistema de transporte pessoal autónomo, a funcionar no Aeroporto de Heathrow, em Londres, que utiliza pequenos veículos “pods” e permite fazer a ligação entre terminais e os parques de estacionamento do aeroporto. Os 22 “pods” elétricos, que possuem sistemas de controlo de navegação independentes, coordenados por um sistema central de gestão de tráfego, transportam cerca de 800 pessoas por dia ao longo de quase 4 km.

Continuar a ler »

O Projecto do Aeroporto de Alcochete

Aeroporto alcochete vista nocturna

No início de 2010 o avanço da construção de um novo aeroporto na zona de Lisboa, juntamente com outras grandes obras de engenharia civil, foi posto de parte devido ao agravamento da crise financeira. No entanto, num passado muito recente, só após exaustivos estudos de viabilidade e, com alguma polémica à mistura, se decidiu que a infraestrutura se posicionaria em Alcochete.

Continuar a ler »