Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo

4 Julho, 2014.

Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo

A empresa alemã Serva instalou nos parques do concorrido Aeroporto Internacional de Düsseldorf, um sistema inteligente de estacionamento automático que, por intermédio de dispositivos robóticos, arruma os veículos de forma otimizada. Ao contrário de outros sistemas de estacionamento autónomo, o “Ray” pode ser facilmente utilizado em parques convencionais.

Numa fase inicial foi abrangida pelo novo sistema, uma área contendo 249 lugares de estacionamento, pertencente ao Parque 3 do Aeroporto de Düsseldorf, no entanto o sistema deverá ser brevemente expandido para as restantes zonas de parqueamento do complexo aeroportuário.

De acordo com a Serva, o novo sistema traz várias vantagens relativamente aos parques tradicionais, por exemplo a otimização espacial, tendo em vista a elevada densidade.
Devido ao facto de o sistema não necessitar de percursos de circulação convencionais, o número de veículos estacionados pode ser incrementado em 60% numa determinada área. O sistema Ray deteta o tamanho e geometria tridimensional do veículo e coloca-o em posição e orientação otimizadas, juntamente com outros veículos com as mesmas características.

Outra das vantagens apontadas pela Serva é a facilidade de adoção desta solução em parques de estacionamento existentes. Os robots funcionam e orientam-se de forma independente e podem circular em pavimentos convencionais de betão ou betuminoso, não estando dependentes de acessórios de navegação rígidos, como marcadores, trilhos ou linhas no pavimento.
A flexibilidade do sistema e mobilidade dos seus componentes permite também que a planta ou número de pisos em edifícios de parqueamento não sejam entraves à adoção do sistema, podendo qualquer garagem funcionar em simultâneo com parqueamento tradicional e parqueamento autónomo.

Os robots do sistema Ray, são capazes do transporte de veículos de diferentes comprimentos e pesos, com múltiplas configurações de eixos. Estão dotados de uma bateria de sensores laser que previnem choques com veículos estacionados ou danos ao veículo transportado.

A solução é também extremamente conveniente para o utente. O ato de estacionar passa por parar o veículo numa zona aberta de parqueamento e o robot faz o resto.
Para recuperar o veículo, o utilizador tem apenas de introduzir os seus dados num terminal existente no local, ou através da Internet, por intermédio do seu telemóvel ou tablet, na própria hora ou com antecedência, introduzindo a hora prevista de saída.

Em horas de menor tráfego, os robots reordenam automaticamente os veículos no interior do parque de estacionamento, de forma a aumentar ainda mais o espaço disponível, um processo similar a uma operação de desfragmentação de um disco rígido.
Se a hora de partida prevista de partida, indicada pelo cliente, se aproximar, o robot transporta o veículo para um local mais próximo da saída.

Fonte: Serva | Imagens e Vídeo: Serva (adaptados)




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo

  1. Segurança Contra Incêndios em Edifícios em Jornada Técnica da Ordem dos Engenheiros | EngenhariaCivil.com

    […] aplicação de exigências regulamentares, novas tecnologias e requisitos a cumprir nos parques de estacionamento de veículos […]

  2. Projeto do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Taoyuan | EngenhariaCivil.com

    […] gabinete holandês UNStudio. Dimensionada para um tráfego anual de 45 milhões de passageiros, a infraestrutura aeroportuária com quase 164 mil metros quadrados de área foi projetada para ser uma das mais eficientes, […]

  3. Construído o maior parque de estacionamento automatizado da Europa | EngenhariaCivil.com

    […] cultural Dokk1, ocupando três pisos subterrâneos do mesmo. Com 20 cabines de receção, o parque de estacionamento funciona de forma totalmente autónoma, graças ao uso de 24 plataformas robotizadas […]

  4. Projeto e construção de aeroportos regionais abordados na RAD 2016 | EngenhariaCivil.com

    […] O evento terá como principais focos o financiamento, construção, planeamento e projeto de infraestruturas aeroportuárias […]

Comentar

* Obrigatório