Construção passo-a-passo de uma linha ferroviária de alta velocidade

26 Agosto, 2015.

Construção passo-a-passo de uma linha ferroviária de alta velocidade

A Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro Franceses (SNFC Réseau) produziu um interessante filme que aborda as diferentes fases e técnicas construtivas envolvidas na execução de uma linha ferroviária de alta velocidade. Apesar dos métodos usados serem extrapoláveis para grande parte das mais recentes obras de ferrovia de alta velocidade, as imagens são respeitantes ao projeto de construção da LGV Est européenne, que liga a periferia de Paris a Baudrecourt.

O filme inicia-se após a conclusão dos trabalhos de Engenharia Civil, de execução da plataforma ferroviária e arranque da instalação dos equipamentos ferroviários. São focados o assentamento da linha férrea, a instalação do sistema de alimentação elétrica por catenária e colocação dos equipamentos de sinalização e telecomunicações, indispensáveis à segurança e circulação.

São igualmente focados temas como a produção do balastro e o fabrico das unidades de carril com 404 metros de comprimento e um peso de 20 toneladas, em aço laminado, a soldadura ou a utilização de um vagão de transporte e assentamento para a colocação mais rápida, precisa e segura dos carris

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): via SNFC Réseau




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório