Volvo Estuda Estradas Elétricas Para Carregamento de Transportes Urbanos

29 Agosto, 2014.

Volvo Estuda Estradas Elétricas Para Carregamento de Transportes Urbanos

A fabricante de automóveis, autocarros e equipamento de construção Volvo, está a desenvolver uma tecnologia rodoviária que permitirá aos autocarros urbanos, elétricos e híbridos, carregarem automaticamente as suas baterias enquanto se encontram em circulação. As estradas elétricas deverão arrancar já no próximo ano em Gotemburgo.

De acordo com a multinacional, o sistema, que está a ser desenvolvido em cooperação com a Administração de Transportes da Suécia, utilizará tecnologia de indução para a transmissão de energia desde o pavimento das estradas até à base do chassis dos autocarros e poderá tornar obsoletas as extensas redes de estações de carregamento de veículos elétricos.

As baterias dos veículos estarão em constante carregamento, não sendo necessário parquear os autocarros para reabastecimento energético, o que permitirá a utilização de baterias de menor autonomia e de mais reduzida dimensão e proporcionará poupanças tanto a nível de custos de operação como a nível ambiental.

Um trecho de teste de 500 metros será brevemente construído no trajeto entre Chalmers e Lindholmen, em Gotemburgo, que será batizado de ElectriCity.

Fonte: Volvo | Imagem (adaptada): Volvo




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório