Sistema Contínuo de Assentamento e Renovação Automática de Linhas Ferroviárias

8 Abril, 2015.

Sistema Contínuo de Assentamento e Renovação Automática de Linhas Ferroviárias

O RU 800 S é um sistema de assentamento e renovação, em contínuo, de carris, travessas, fixações e da base de balastro em linhas ferroviárias. Desenvolvido pela fabricante austríaca Plasser & Theurer, umas das maiores do mundo no seu segmento, o equipamento funciona como se de uma linha de montagem se tratasse, permitindo uma operação rápida e muito mais barata que os métodos construtivos tradicionais.

Ao contrário dos sistemas cíclicos, que recorrem a máquinas de menor dimensão, os sistemas contínuos requerem equipamentos longos e pesados, mas que, pelo facto de incorporarem dispositivos de alimentação mecanizada de carris e travessa, permitem uma redução significativa dos custos. Esta última técnica possibilita também uma maior velocidade e precisão, tanto na construção de novas linhas como na reabilitação de linhas existentes, caso em que os carris antigos são retirados em simultâneo ao assentamento dos novos.

Este tipo de sistemas são essenciais para o bom funcionamento das linhas ferroviárias modernas, assegurando uma preparação adequada da base granular e leito. Asseguram igualmente uma substituição rápida das componentes individuais das linhas, dispensando custos acrescidos de reabilitação subsequentes.

No vídeo seguinte da Plasser & Theurer é possível observar esta verdadeira fábrica de assentamento de linhas ferroviárias, em funcionamento.

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): via Plasser & Theurer




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Sistema Contínuo de Assentamento e Renovação Automática de Linhas Ferroviárias

  1. Lançados Três Ambiciosos Projetos de Melhoria da Infraestrutura Ferroviária Europeia | EngenhariaCivil.com

    […] ROLL2RAIL, IT2RAIL e IN2RAIL, os projetos visam desenvolver métodos e tecnologias que tornem os transportes ferroviários mais sustentáveis e […]

  2. A maior máquina do mundo para assentamento de carris ferroviários | EngenhariaCivil.com

    […] em vias ferroviárias. Fabricado pela empresa austríaca Plasser & Theurer é utilizado na execução e renovação em contínuo, tendo capacidade para a construção de linhas ferroviárias a um ritmo máximo de 2 quilómetros […]

Comentar

* Obrigatório