Lançados Três Ambiciosos Projetos de Melhoria da Infraestrutura Ferroviária Europeia

19 Maio, 2015.

Lançados Três Ambiciosos Projetos de Melhoria da Infraestrutura Ferroviária Europeia

Foram este mês lançados, no âmbito do programa Horizonte 2020, três importantes projetos que visam a modernização da rede ferroviária dos países europeus. Denominados ROLL2RAIL, IT2RAIL e IN2RAIL, os projetos visam desenvolver métodos e tecnologias que tornem os transportes ferroviários mais sustentáveis e eficientes.

Os resultados obtidos serão utilizados no âmbito da parceria público-privada, de 450 milhões de euros, SHIFT2RAIL. Esta parceria serve como plataforma de coordenação de atividades de investigação, tendo como objetivo primário a promoção da inovação no setor ferroviário.

O primeiro dos três projetos, ROLL2RAIL, com um financiamento de 16 milhões de euros, propõe o desenvolvimento de tecnologias chave que revolucionarão o futuro do dimensionamento de composições ferroviárias. Em particular serão estudados novos sistemas de tração mais eficientes e silenciosos. Para isso os investigadores recorrerão a materiais compósitos ultraleves.
Será também feita a avaliação de novas formas de aumentar a capacidade das ferrovias e reduzir os custos de ciclo de vida tanto dos veículos como das vias.

O IT2RAIL, com um financiamento de 12 milhões de euros, visa assegurar a viabilidade e eficiência nas viagens de longa distância, através da coordenação entre os diferentes tipos de transportes. Para isso será criada uma framework de código aberto que permitirá a interoperabilidade dos vários serviços.

Finalmente, o terceiro projeto, IN2RAIL, de 18 milhões, tem como objetivo a otimização da gestão da infraestrutura ferroviária europeia. Serão utilizadas as mais recentes tecnologias para garantir uma base resiliente que permita aumentar a consistência e capacidade e reduzir os custos das redes.
Neste âmbito o IN2RAIL será dirigido aos sistemas de gestão de tráfego autónomos e ao abastecimento energético da infraestrutura ferroviária.

Com o conjunto dos três programas, o Horizonte 2020 pretende, além da duplicação da capacidade e aumento da fiabilidade e pontualidade, uma redução dos custos de ciclo de vida dos transportes ferroviários europeus, de 50%.

Fonte: CORDIS via Phys | Imagens (adaptadas): via SHIFT2RAIL




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Lançados Três Ambiciosos Projetos de Melhoria da Infraestrutura Ferroviária Europeia

  1. Maior e mais profundo túnel do mundo prestes a abrir ao tráfego na Suíça | EngenhariaCivil.com

    […] o tempo de viagem entre os municípios de Erstfeld e Bodio em quase uma hora. No total, esta infraestrutura ferroviária, é constituída por cerca de 150 quilómetros de túneis, galerias e passagens. A sua abertura […]

Comentar

* Obrigatório