Integração de Tecnologias Solares em Autoestrada da Coreia do Sul

2 Abril, 2015.

Integração de Tecnologias Solares em Autoestrada na Coreia do Sul

A autoestrada que liga as cidades de Daejeon e Sejong na Coreia do Sul agrega, numa única infraestrutura, funções rodoviárias, ciclo viárias e de Bus Rapid Transit (BRT). No entanto, a característica que realmente sobressai é a extensa instalação fotovoltaica que se prolonga por vários quilómetros e confere à via total autonomia em termos energéticos.

O corredor central é ocupado por ciclovias segregadas, nas quais os utentes circulam protegidos do clima, graças à cobertura que faz uso de tecnologias solares de última geração. As vias seguintes são exclusivas do sistema Bus Rapid Transit sendo transitáveis unicamente por autocarros biarticulados que integram a extensa rede BRT que começou a funcionar na Coreia do Sul em 2012. Finalmente, as seis vias mais exteriores (três vias por sentido) da plataforma, estão abertas ao tráfego rodoviário corrente.

O acesso às ciclovias é feito através de passagens inferiores, existindo acessos a cada mil metros.

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): Sejong (município)




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Integração de Tecnologias Solares em Autoestrada da Coreia do Sul

  1. Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos em Edifícios para Engenheiros e Arquitetos | EngenhariaCivil.com

    […] incidirá sobre as soluções técnicas existentes no mercado para os sistemas solares térmicos e sistemas solares fotovoltaicos, bem como sobre os programas de simulação energética de sistemas […]

Comentar

* Obrigatório