Holandeses constroem passagem inferior de autoestrada num fim-de-semana

3 Junho, 2016.

Holandeses constroem passagem inferior de autoestrada num fim-de-semana

Em apenas dois dias o Departamento de Obras Públicas do Ministério das Infraestruturas e Ambiente da Holanda (Rijkswaterstaat), inseriu a estrutura de uma passagem inferior sob a autoestrada A12, junto a Arnhem. Este é mais um excelente exemplo das virtudes de um planeamento eficiente na execução de obras públicas.

(ver vídeo em fullscreen)

O projeto envolveu o corte total da autoestrada por um curtíssimo período de tempo, efetuado durante a operação de escavação da plataforma rodoviária com o objetivo de acomodar a passagem inferior.
Ainda enquanto prosseguia a escavação, a gigantesca estrutura de betão foi sendo lentamente movimentada em direção à sua posição final.

Seguiu-se a estabilização definitiva da estrutura, reconstrução do talude de aterro e execução do respetivo pavimento betuminoso.

No vídeo, em time-lapse, é possível observar as diferentes etapas da execução e a precisão com que a tarefa foi executada.
Embora envolvendo uma grande quantidade de mão de obra, a operação resultou numa perturbação mínima de uma das mais trafegadas vias da Província de Gelderland.

A obra de arte em betão armado pré-fabricado tem um comprimento de 70 metros e um peso superior a 3600 toneladas.

Fonte: Rijkswaterstaat | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via Rijkswaterstaat




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório