Operação de substituição automática de travessas em vias ferroviárias

14 Junho, 2016.

Operação de substituição automática de travessas em vias ferroviárias

Um vídeo da Network Rail, companhia responsável pela gestão da manutenção da grande maioria da infraestrutura ferroviária do Reino Unido, mostra a forma com é possível a substituição automática de travessas sem necessidade de retirar os carris, em vias ferroviárias.


http://www.youtube.com/watch?v=LA4u4S9eLZg

A substituição mecânica de travessas é um processo rotineiro que necessita de métodos práticos que assegurem, por um lado a rapidez da operação e, por outro, a precisão no assentamento.

O vídeo começa por mostrar o tipo de verificações necessárias ao avanço do processo. É efetuada a medição de temperaturas antes e durante a operação de substituição, de forma a mesma não se realize fora dos limites aceitáveis. É igualmente feita a medição cuidada da posição dos carris e marcação da orientação das travessas existentes, para que quando finalizado assentamento das novas travessas, o conjunto não sofra qualquer alteração na configuração geométrica.

O equipamento especializado de substituição de travessas é usado, numa fase inicial, para a movimentação da porção do balastro contígua à travessa a substituir.
De seguida são retirados os dispositivos de fixação da travessa aos carris e arrastado mais algum balastro, de forma a facilitar a fase de remoção da travessa.

A travessa é então removida lateralmente, com o auxílio de garras mecânicas, em duas fases.

O passo seguinte consiste na colocação, mais uma vez em duas fases, da nova travessa e controlo posicional da mesma. Finalmente a travessa é fixada aos carris e o balastro é redistribuído uniformemente de forma a que o conjunto assuma a sua configuração inicial.

Fonte: Network Rail | Imagens (adaptadas) e Vídeo: via Network Rail




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Operação de substituição automática de travessas em vias ferroviárias

  1. Britânicos vão utilizar sensores sem fios para tornar as interseções ferroviárias mais seguras | EngenhariaCivil.com

    […] micro sensores com tecnologia de comunicação sem fios para a monitorização de interseções de vias ferroviárias com […]

Comentar

* Obrigatório