ECO Cycle – Um Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

26 Junho, 2013.

Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

A construtora japonesa Gyken desenvolveu em Tóquio, uma inovadora solução de estacionamento de bicicletas a que chamou ECO Cycle. Trata-se de um parque de estacionamento subterrâneo robotizado e totalmente autónomo, que dispensa a intervenção de operadores em tarefas que não sejam de manutenção e que permite a recolha e arrumação de uma bicicleta em apenas 13 segundos.

Apesar de a bicicleta ser um dos meios de transporte preferidos dos japoneses, muito devido ao seu baixo custo de manutenção e ausência de emissões de CO2, em grandes metrópoles existe uma ausência quase total de espaços de estacionamento dedicados para veículos. Isto deve-se sobretudo à falta de espaço para construção nas zonas urbanas densamente povoadas do Japão.
Em cidades como Tóquio há por isso a tendência de construir cada vez mais edifícios subterrâneos seguindo a filosofia urbanística de “cultura à superfície e função debaixo do solo”.

A construção da estrutura ECO Cycle é efetuada recorrendo a métodos construtivos simples e correntes, sendo a contenção efetuada por intermédio de cravação de estacas prancha. Depois de efetuada a escavação, é construída a estrutura interior recorrendo sobretudo à pré-fabricação em aço. Finalmente são instaladas as plataformas móveis e o braço robótico que vai colocar as bicicletas nas posições desejadas.
À superfície é instalada uma cabine, também pré-fabricada, através da qual os utilizadores do ECO Cycle podem introduzir ou recolher as bicicletas.

Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

Apesar de poder albergar até 200 bicicletas, a estrutura ECO Cycle é relativamente compacta, desenvolvendo-se sobretudo na vertical, o que possibilita a sua construção em áreas exíguas inferiores a 65 metros quadrados.

Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

 

Imagens: Giken; EngenhariaCivil.com
Vídeo: Danny Choo – Culture Japan Network TV
Fonte: Giken




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a ECO Cycle – Um Edifício Subterrâneo Para Estacionamento Automático de Bicicletas

  1. Aeroporto de Düsseldorf Adota Revolucionário Sistema de Estacionamento Autónomo | EngenhariaCivil.com

    […] nos parques do concorrido Aeroporto Internacional de Düsseldorf, um sistema inteligente de estacionamento automático que, por intermédio de dispositivos robóticos, arruma os veículos de forma otimizada. Ao […]

Comentar

* Obrigatório