Projeto da NASA pretende revolucionar a gestão de tráfego em aeroportos

29 Junho, 2016.

Projeto da NASA pretende revolucionar a gestão do tráfego em aeroportos

A Administração Nacional Aeronáutica e Espacial (NASA) vai arrancar, ainda este ano, com um inovador projeto que visa a implementação de sistemas inteligentes de gestão e controlo do tráfego aeroportuário, que permitirão a otimização do funcionamento de aeroportos de grande dimensão.

O sistema NextGen (“Next Generation Air Transportation“) possibilitará a melhoria do funcionamento e redução das emissões e ruído, garantindo que os movimentos desde o portão de embarque até à descolagem se façam de forma muito mais eficiente.

Ao contrário dos sistemas atualmente em funcionamento, o NextGen integra os diferentes subsistemas constituintes das infraestruturas aeroportuárias modernas e permite a troca instantânea de informação entre os controladores aéreos, gestores de operações, tripulações e funcionários das áreas de partidas e chegadas

O projeto de implementação do NextGen, com duração de cinco anos denomina-se ATD-2 (“Airspace Technology Demonstration-2“) e incluirá vastas baterias de ensaios laboratoriais e de campo, coordenados pela Administração Federal de Aviação (FAA), com o apoio de empresas de tecnologias de gestão de tráfego aeroportuário, companhias aéreas e associações profissionais de controladores de tráfego aéreo.

O ATD-2 explorará as melhores formas de partilha e uso da informação disponível, possibilitando a análise e mitigação dos fatores que conduzem ao congestionamento em pistas, tempos de espera excessivos e adoção de trajetos de baixa eficiência.

O sistema irá, numa primeira fase ser implementado no Aeroporto Internacional Charlotte Douglas, na Carolina do Norte, estando prevista a expansão a outros aeroportos depois de 2020.
O objetivo é a integração, num âmbito territorial, de toda a informação de tráfego aeroportuário. Isto possibilitará um grau de otimização excecional no que diz respeito ao funcionamento e coordenação entre os aeroportos nacionais.

Fonte: NASA | Imagem (adaptada): via NASA




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório