Engenheiros norte-americanos desenvolvem sistema avançado de inspeção de infraestruturas urbanas subterrâneas

4 Abril, 2018.

Engenheiros norte-americanos desenvolvem sistema avançado de inspeção de infraestruturas urbanas subterrâneas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Vermont criou um sistema avançado que combina realidade aumentada com dados obtidos através de georradar e que se destina a melhorar significativamente o processo de inspeção de infraestruturas urbanas subterrâneas.

O sistema, que está a ser desenvolvido através de cooperação científica com a Universidade de Tennessee em Chattanooga, poderá permitir a redução da necessidade e morosidade de escavações urbanas destinadas à reparação e substituição de elementos de redes de águas, de gás, de comunicações ou de redes elétricas subterrâneas.

Permite que um técnico de inspeção equipado com óculos de realidade aumentada, smart phone ou tablet, possa observar uma determinada área do pavimento urbano e ver, num ambiente de realidade aumentada, a infraestrutura existente até cerca de três metros e meio de profundidade.

O sistema é descrito pelos engenheiros norte-americanos como um radar de penetração “cognitivo”, devido às suas duas componentes principais: o georadar e o equipamento de visualização de realidade aumentada. Integra igualmente uma plataforma de computação, que permite que a enorme quantidade de dados recolhidos pelo georadar possa ser tratada e transformada, in situ, em modelos tridimensionais adequados.

Integrado num projeto de investigação, de âmbito mais alargado, na área de sensorização de infraestrutura urbana, o desenvolvimento do sistema á apoiado pela Fundação Científica Nacional e pelo programa “U.S. Ignite”.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Universidade de Vermont | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Universidade de Vermont




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório