Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do Instituto Suíço de Tecnologia (ETHZ) e do Conselho Nacional Italiano de Pesquisa (CNR) juntaram-se para desenvolver a nova geração de sistemas de controlo de tráfego em interseções rodoviárias, que promete acabar com os cruzamentos semaforizados.

(ver vídeo em fullscreen)

O novo sistema “Light Traffic” assume a transição, num futuro próximo, para o uso de veículos, parcial ou totalmente, autónomos, dotados de tecnologia que permita a comunicação inter-veicular e sensores que possibilitem a manutenção de distâncias seguras, eliminando a necessidade de abrandamentos ou paragens em interseções.

De acordo com o Senseable City Lab do MIT, o sistema funciona de maneira similar à forma como é efetuada a gestão de slots aeroportuários. Assim que um veículo se aproxima da interseção, os equipamentos de comunicação sem fios assinalam, automaticamente, a sua presença ao sistema central de gestão de tráfego, requerendo o acesso à interseção.

A cada veículo autónomo que se aproxima da interseção é atribuído um intervalo de tempo individualizado para o atravessamento. Isto elimina, teoricamente, a necessidade de paragem e minimiza os abrandamentos repentinos, bem como os ciclos de “pára-arranca”, que têm um efeito devastador no que diz respeito ao desgaste mecânico, consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

De acordo com os investigadores, a tecnologia permite também duplicar a capacidade máxima de uma interseção, no que diz respeito ao número de veículos que a podem atravessar num determinado espaço de tempo.

Embora o sistema tenha por base a circulação rodoviária, pode ser facilmente adaptado para integrar novos estratos funcionais, coordenando o tráfego automóvel com os fluxos pedonais e cicloviários.

Fonte: Senseable City Lab do MIT | Imagens (adaptadas) e Vídeo: Senseable City Lab do MIT




Outros artigos interessantes:




6 Comentários a Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

  1. Jonathan Vilela

    O Instituto das Estradas de Portugal, também implementou uma outra solução para colmatar esta lacuna, a qual se chama ROTUNDA.

  2. Marco Ferreira

    Jonathan Vilela, hoje aprendi consigo que foi o IEP que inventou as rotundas..

  3. Carla Rocha

    jonatan lembre-se que mesmo nas rotundas há abrandamentos e as rotundas não resolvem tudo (às vezes nao resolvem nada) e não podem ser construídas em qualquer sítio
    além disso esta solução aplica-se a quelquer tipo de intersecção

  4. joãomvf

    Jonathan Vilela e que tal ler o artigo em vez de se ficar pelo título?

  5. Pedro Silva

    Muito interessante.
    Mas só daqui a uma década é que isto começará a ser possível porque implica a generalização de veículos de condução autónoma.

  6. Milene

    Boa matéria

Comentar

* Obrigatório