Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

21 Março, 2016.

Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do Instituto Suíço de Tecnologia (ETHZ) e do Conselho Nacional Italiano de Pesquisa (CNR) juntaram-se para desenvolver a nova geração de sistemas de controlo de tráfego em interseções rodoviárias, que promete acabar com os cruzamentos semaforizados.

(ver vídeo em fullscreen)

O novo sistema “Light Traffic” assume a transição, num futuro próximo, para o uso de veículos, parcial ou totalmente, autónomos, dotados de tecnologia que permita a comunicação inter-veicular e sensores que possibilitem a manutenção de distâncias seguras, eliminando a necessidade de abrandamentos ou paragens em interseções.

De acordo com o Senseable City Lab do MIT, o sistema funciona de maneira similar à forma como é efetuada a gestão de slots aeroportuários. Assim que um veículo se aproxima da interseção, os equipamentos de comunicação sem fios assinalam, automaticamente, a sua presença ao sistema central de gestão de tráfego, requerendo o acesso à interseção.

A cada veículo autónomo que se aproxima da interseção é atribuído um intervalo de tempo individualizado para o atravessamento. Isto elimina, teoricamente, a necessidade de paragem e minimiza os abrandamentos repentinos, bem como os ciclos de “pára-arranca”, que têm um efeito devastador no que diz respeito ao desgaste mecânico, consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

De acordo com os investigadores, a tecnologia permite também duplicar a capacidade máxima de uma interseção, no que diz respeito ao número de veículos que a podem atravessar num determinado espaço de tempo.

Embora o sistema tenha por base a circulação rodoviária, pode ser facilmente adaptado para integrar novos estratos funcionais, coordenando o tráfego automóvel com os fluxos pedonais e cicloviários.

Fonte: Senseable City Lab do MIT | Imagens (adaptadas) e Vídeo: Senseable City Lab do MIT




Outros artigos interessantes:




6 Comentários a Tecnologia do MIT promete eliminar semáforos em cruzamentos

  1. Jonathan Vilela

    O Instituto das Estradas de Portugal, também implementou uma outra solução para colmatar esta lacuna, a qual se chama ROTUNDA.

  2. Marco Ferreira

    Jonathan Vilela, hoje aprendi consigo que foi o IEP que inventou as rotundas..

  3. Carla Rocha

    jonatan lembre-se que mesmo nas rotundas há abrandamentos e as rotundas não resolvem tudo (às vezes nao resolvem nada) e não podem ser construídas em qualquer sítio
    além disso esta solução aplica-se a quelquer tipo de intersecção

  4. joãomvf

    Jonathan Vilela e que tal ler o artigo em vez de se ficar pelo título?

  5. Pedro Silva

    Muito interessante.
    Mas só daqui a uma década é que isto começará a ser possível porque implica a generalização de veículos de condução autónoma.

  6. Milene

    Boa matéria

Comentar

* Obrigatório