Estudo do MIT Visa Otimizar Sistemas de Semaforização Urbana

13 Abril, 2015.

Estudo do MIT Visa Otimizar Sistemas de Semaforização Urbana

Uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil e do Ambiente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), liderada pela Professora Carolina Osorio, está a estudar novas formas de interpretar modelos de tráfego urbano, que permitirão prever, de maneira mais eficiente, o comportamento dos condutores e otimizar os padrões de semaforização.

Embora atualmente existam processos de modelação avançados que permitem uma caracterização detalhada do tráfego tanto à escala urbana como à escala do condutor, não há, devido à sua complexidade, uma forma prática de integrar estes dois tipos de informação.
O que o grupo de investigação do MIT está a fazer é a desenvolver algoritmos que permitam essa integração. Isto está a ser conseguido através de uma redução significativa do detalhe da informação, de forma a tornar o cálculo computacional mais prático, sem no entanto comprometer a capacidade de previsão e possibilidade de otimização.

Os novos algoritmos permitem, além da otimização dos tempos de percurso, a previsão dos consumos de combustível e das emissões dos diferentes tipos de veículos em circulação.

O sistema está a ser aplicado, de forma experimental, à cidade de Lausanne, na Suíça, para decidir os padrões de semaforização e um novo projeto deverá arrancar muito em breve em Manhattan, nos EUA. Este último permitirá testar a validade e praticidade dos algoritmos em grandes sistemas de controlo de semaforização.

Mais detalhes sobre a teoria e aplicação dos novos algoritmos à otimização de sistemas de semáforos, podem ser lidos na seguinte publicação do MIT.

DOWNLOAD “Urban transportation emissions mitigation: coupling high-resolution vehicular emissions and traffic models for traffic signal optimization

Fonte: Carolina Osorio, Kanchana Nanduri via MIT | Imagens (adaptadas): Lucas Zimmerman (ilustrativa); Carolina Osorio, Kanchana Nanduri




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Estudo do MIT Visa Otimizar Sistemas de Semaforização Urbana

  1. Sistema de priorização de tráfego "Sitraffic Stream" testado com sucesso em cidade alemã | EngenhariaCivil.com

    […] o sistema, denominado “Sitraffic Stream” possibilita, entre outras funcionalidades, o controlo automático de semáforos para dar prioridade aos autocarros de transporte […]

Comentar

* Obrigatório