Sistema de priorização de tráfego “Sitraffic Stream” testado com sucesso em cidade alemã

Sistema de priorização de tráfego "Sitraffic Stream" testado em cidade alemã

Um sistema avançado de priorização de tráfego de transportes públicos urbanos está a ser pela primeira vez testado na cidade de Böblingen, no Sul da Alemanha. Desenvolvido pela empresa Siemens o sistema, denominado “Sitraffic Stream” possibilita, entre outras funcionalidades, o controlo automático de semáforos para dar prioridade aos autocarros de transporte urbano.

Tal como outros sistemas de priorização, o “Sitraffic Stream” tem como objetivo principal a otimização dos tempos de viagem, interferindo ao mínimo com a circulação regular de veículos particulares.
No entanto o sistema possui algumas características únicas que levaram a que o Departamento de Serviços e Transportes Urbanos de Böblingen optasse pela sua adoção.

Uma dessas características é a ligação e coordenação autónoma com a central de controlo do sistema urbano de semaforização, o que permite que durante a sua circulação os autocarros apanhem luzes verdes em todas as interseções. E em vez de equipamento complexo, de elevado custo, o “Sitraffic Stream” utiliza pequenos dispositivos, que podem ser facilmente instalados em autocarros convencionais, que permitem a comunicação ininterrupta e em tempo real, com a central de controlo de tráfego.
Os pequenos dispositivos possuem recetores de GPS e GPRS para recolha de dados respeitantes ao posicionamento e navegação, com uma precisão de cerca de 5 metros.

O sistema funciona com base em três zonas posicionais limite que determinam a ativação das medidas adequadas pela central. Assim que o autocarro entra na primeira zona, denominada “zona de pré-registo”, a unidade de bordo regista a identificação do veículo e posição exata e envia esses dados para os computadores do centro de operações. O computador analisa os dados e estabelece o nível de prioridade adequado, pré-informando os semáforos relevantes na interseção mais próxima.
Quando o veículo se aproxima da interseção, entra na segunda zona posicional, a “zona de registo principal”, determinando, de imediato, a passagem das luzes dos semáforos para verde.
Assim que passa a interseção, o autocarro entra na terceira e última zona posicional, a “zona de cancelamento”, o que origina a retoma do funcionamento regular do sistema de semaforização.

De acordo com representantes do Departamento de Serviços e Transportes Urbanos de Böblingen, os primeiros resultados são bastante satisfatórios, estando planeada a expansão do sistema a outras cidades da Alemanha.

Fonte: Siemens | Imagens (adaptadas): via Siemens




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório