MIT desenvolve sistema avançado de otimização de parqueamento

1 Fevereiro, 2017.

MIT desenvolve sistema avançado de otimização de parqueamento

A spinoutSmarking“, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um inovador sistema de gestão e otimização de parques de estacionamento, que utiliza análise avançado de dados para maximizar os níveis de ocupação e reduzir o tempo que os condutores levam à procura de um lugar disponível.

A plataforma tem como base o processamento de uma massiva quantidade de dados proveniente de sensores, portões de acesso de veículos e pessoas, máquinas de pagamento e parquímetros, permitindo aos gestores de infraestruturas de parqueamento, a monitorização dos espaços e da receita, em tempo real.

O sistema tem igualmente em conta fatores externos tais como o tempo ou o tráfego urbano, o que possibilita a previsão da procura futura e disponibilização atempada de meios humanos e materiais para responder a essa procura.
Além disso consegue prever, por exemplo, a redução dos lucros mensais no caso de ocorrência de neve.

A tecnologia é suficientemente versátil para poder ser utilizada em parqueamento público urbano, universidades, hospitais ou aeroportos. Além de apresentar maior conveniência para os condutores, com redução do tempo de procura de lugares vazios, apresenta igualmente vantagens ambientais, ao diminuir as emissões de gases poluentes.

O sistema Smarking é já utilizado por 80 operadores de parques de estacionamento nos EUA, sendo considerado uma ferramenta poderosa para otimização operacional daquele tipo de infraestruturas.

Fonte: MIT | Imagens (adaptadas): via MIT




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório