Impressionante sistema de otimização de tráfego permite aumentar radicalmente a eficiência de grandes aeroportos internacionais

8 Junho, 2016.

Impressionante sistema de otimização de tráfego permite aumentar radicalmente a eficiência de grandes aeroportos internacionais

Investigadores da Fundação para a Pesquisa Científica e Industrial (SINTEF), na Noruega, estão a desenvolver sofisticados algoritmos de otimização do tráfego aeroportuário que poderão permitir o aumento radical da eficiência e capacidade de grandes aeroportos internacionais.

Embora os modelos de previsão e otimização de movimentos direcionais sejam usados há várias décadas num âmbito rodoviário e ferroviário, têm sido aplicados de forma muito limitada no movimento terrestre de aeronaves.

As tecnologias que estão a ser criadas pelo SINTEF permitem otimizar a cadência, temporização e sequência com que as aeronaves devem ser estacionadas e identificar automaticamente as melhores rotas para alcançar o destino pretendido. O influxo de informação em tempo real permite que os trajetos sejam acompanhados ao segundo, possibilitando um reajuste imediato no caso da ocorrência de desvios inesperados.

A utilização piloto do sistema norueguês em três grandes aeroportos europeus (Hamburgo, Estocolmo/Arlanda e Paris/Charles de Gaulle) revelou resultados impressionantes no que diz respeito ao aumento da eficiência funcional, com uma melhoria da pontualidade nas partidas de até 60%.
O sistema integrado, que tem em conta todas as restrições físicas e regras básicas de circulação, tem também, de acordo com os investigadores do SINTEF, potencial para reduzir em cerca de 30% os tempos de espera em filas para descolagem.

De forma a incrementar a segurança na circulação, os modelos desenvolvidos estabelecem zonas virtuais de segurança em torno de cada aeronave, de acordo com a sua forma, envergadura e velocidade máxima de circulação. Isto permite, por um lado reduzir ao máximo a probabilidade de choque entre aeronaves e por outro evitar conflitos de parqueamento.

Ao contrário dos sistemas correntes de controlo, que quase sempre necessitam da articulação entre diferentes tipos de software e de equipamento, o novo sistema da SINTEF procura um funcionamento unificado. Um dos objetivos principais do desenvolvimento, é a articulação completa do sistema com os controladores de tráfego, que deverão ter acesso a todas as informações necessárias para que possam emitir ordens relativas aos diferentes aspetos do controlo aeroportuário de terra.

Fonte e Imagem (adaptada): SINTEF/GEMINI; EngenhariaCivil.com




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Impressionante sistema de otimização de tráfego permite aumentar radicalmente a eficiência de grandes aeroportos internacionais

  1. Projeto da NASA pretende revolucionar a gestão de tráfego em aeroportos | EngenhariaCivil.com

    […] um inovador projeto que visa a implementação de sistemas inteligentes de gestão e controlo do tráfego aeroportuário, que permitirão a otimização do funcionamento de aeroportos de grande […]

Comentar

* Obrigatório