Engenheiros Alemães Desenvolvem Sistema de Carregamento Rápido de Autocarros Elétricos Urbanos

16 Junho, 2015.

Engenheiros Alemães Desenvolvem Sistema de Carregamento Rápido de Autocarros Elétricos Urbanos

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Transporte e Infraestruturas (IVI) desenvolveram um mecanismo que permite a recarga ultrarrápida de autocarros elétricos urbanos. Devido à velocidade de carregamento que oferece, o sistema possibilita a utilização de baterias de menores dimensões nos veículos, tornando-os ainda mais cómodos, práticos e eficientes.

O sistema do IVI, desenvolvido no âmbito do programa “Sistemas de Carregamento Rápido para Autocarros Elétricos em Transportes Públicos”, financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) é baseado em quatro tecnologias complementares.

A primeira é uma estação de recarga com elevada capacidade de carregamento, criada pela companhia M&P GmbH, sediada em Dresden.
A segunda é um novo tipo de bateria, desenvolvida pela HOPPECKE Advanced Battery Technology GmbH, compatível com a grande capacidade de carga disponibilizada nas estações de recarga.
A terceira e quarta tecnologias de base são respetivamente os sistemas eletrónicos necessários ao funcionamento dos autocarros com os novos tipos de bateria, da autoria da Vossloh Kiepe GmbH e o inovador sistema de contacto entre o autocarro e os terminais de carregamento, localizado sobre a cobertura do veículo, que foi criado pelo IVI e pela Schunk Bahn und Industrietechnik GmbH.

O carregamento dos autocarros urbanos, que percorrem em média cerca de 400 quilómetros por dia e têm um consumo médio de 1.19 kWh/km é efetuado nas estações terminais, durante o breve período de paragem para o acerto de horários.
Para efetuar o carregamento, o condutor tem apenas de posicionar o veículo na estação de carregamento. A manobra é auxiliada por um sistema sonoro autónomo que indica ao condutor quando o veículo se encontra na posição certa.

O ajuste entre os terminais do veículo e da estação de carregamento é feita de forma automática, por intermédio de um sistema de carris, permitindo alguma margem de manobra para a posição de paragem do veículo.

O processo de carregamento, que demora apenas seis minutos e meio, pode ser acompanhado em tempo real através de um monitor instalado no autocarro, podendo ser interrompido em qualquer momento.

Fonte e Imagem (adaptada): Instituto Fraunhofer de Sistemas de Transporte e Infraestruturas (IVI)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório