Escola de Engenharia do MIT desenvolve protótipo funcional de veículo Hyperloop

16 Fevereiro, 2017.

Escola de Engenharia do MIT desenvolve protótipo funcional de veículo Hyperloop

Uma equipa de 35 estudantes da Escola de Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveu, no âmbito de uma competição promovida pela empresa norte-americana SpaceX, um protótipo funcional de um veículo do sistema de transporte Hyperloop.

Durante as provas, o veículo (“pod”) Hyperloop do MIT deslocou-se de forma estável, através de levitação magnética (no vídeo da prova é possível observar-se como o movimento das rodas cessa quando se inicia a fase de levitação), por mais de um quilómetro e meio, ao longo de um tubo de vácuo, provando a funcionalidade efetiva do projeto.

O conceito por detrás do sistema Hyperloop classificado como o “quinto modo de transporte”, foi desenvolvido pela SpaceX, Tesla Motors e pelo engenheiro Elon Musk.
O sistema Hyperloop redefinirá a relação entre distância e tempo, possibilitando a deslocação de pessoas e bens a velocidades nunca antes conseguidas com outros tipos de transportes terrestres.
Utiliza vias tubulares elevadas ou subterrâneas que são mantidas num estado de vácuo parcial, o que permite a redução dramática da fricção do ar e a propulsão, através de sistemas de baixo dispêndio de energia, a velocidades superiores a 950 quilómetros por hora, muito próximas da velocidade do som.

O protótipo construído pela equipa do MIT é, para já, capaz de se deslocar a uma velocidade de cerca de 400 quilómetros horários, tendo sido considerado o “pod” mais seguro e fiável.
Em primeiro lugar na competição ficou a equipa da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda seguida da Universidade Técnica de Munique, Alemanha.

Escola de Engenharia do MIT desenvolve protótipo funcional de veículo Hyperloop

Fonte: EngenhariaCivil.com; MIT | Imagens: EngenhariaCivil.com; MIT


Comentar

* Obrigatório