Tecnologia norueguesa permite ouvir o ruído do tráfego viário antes da estrada ser construída

2 Setembro, 2015.

Tecnologia norueguesa permite ouvir o ruído do tráfego viário antes da estrada ser construída

Investigadores da Fundação para a Pesquisa Científica e Industrial (SINTEF) estão a desenvolver um sistema que permite simular a influência do ruído originado pelo tráfego decorrente da construção de estradas, no ambiente urbano. O software utilizado recorre a diferentes dados presentes no projeto de vias de comunicação e estudo de tráfego, para fornecer ao utilizador uma amostra do nível e características do ruído que se farão sentir num determinado edifício ou local nas imediações da futura estrada.

Embora os mapas de ruído convencionais permitam fornecer uma ideia da forma como uma determinada obra vai afetar os habitantes locais, aqueles não permitem ao projetista ouvir efetivamente o ruído que se vai fazer sentir nos diversos edifícios ao longo da periferia da estrada.

Para obter uma simulação o mais realista possível é necessário recorrer a sons reais e é isso que o sistema, denominado MAUS, faz. Os investigadores gravaram o som de diferentes tipos de veículos, sob múltiplas condições de circulação, sendo esses dados de áudio automaticamente transformados e extrapolados pelo software, para permitir ao utilizador do sistema ouvir o ruído proveniente de uma estrada ainda antes desta começar a ser construída.

Além das características da plataforma rodoviária, o software tem igualmente em conta a geometria dos edifícios e compartimentos específicos para os quais a simulação vai ser efetuada. Tem também em conta efeitos complexos decorrentes da combinação de múltiplas fontes de ruído e fenómenos como o Efeito Doppler.

Mais do que para o projetista, esta nova tecnologia foi desenvolvida para o decisor, que muitas vezes não possui conhecimentos técnicos específicos para perceber a forma a opção por um determinado corredor viário vai afetar a população local em termos de ruído.

Fonte: SINTEF/GEMINI | Imagem (adaptada): via SINTEF/GEMINI; Shutterstock




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Tecnologia norueguesa permite ouvir o ruído do tráfego viário antes da estrada ser construída

  1. Tecnologia suíça permite simular ruído do tráfego urbano em fase de planeamento | EngenhariaCivil.com

    […] tecnologia computacional de simulação acústica que permite aos projetistas urbanos ouvirem o ruído do tráfego, a partir de um determinado ponto no espaço, em fase de […]

Comentar

* Obrigatório