Espanhóis “Espiam” Dispositivos Bluetooth para Monitorizar Tráfego Urbano

18 Junho, 2015.

Espanhóis "Espiam" Dispositivos Bluetooth para Monitorizar Tráfego Urbano

Investigadores da Universidade Politécnica de Madrid (UPM) desenvolveram um sistema que permite a monitorização e recolha de dados de tráfego com base nos dispositivos Bluetooth existentes nos veículos em circulação. O sistema é capaz de obter informações sobre os tempos de percurso ou a distribuição de tráfego em interseções, entre muitas outras.

O sistema BlueTT é composto por uma rede de sensores de rádio, colocados estrategicamente em vários pontos da zona urbana em análise, que capturam as assinaturas eletrónicas únicas dos dispositivos Bluetooth, como telemóveis, auriculares mãos livres ou autorrádios. É esta assinatura eletrónica, que torna cada dispositivo único e identificável, que permite ao sistema acompanhar o percurso dos veículos.

A informação recolhida pelos sensores é conduzida a um sistema central de monitorização, que utiliza um software específico para o processamento dos dados. É esta aplicação informática que gera toda a informação relevante sobre o congestionamento rodoviário nas diferentes vias e interseções, permitindo prever a evolução do tráfego para cada secção.

O software permite também filtrar, com base em diversos parâmetros, os dispositivos Bluetooth existentes nos veículos em circulação, dos restantes (como por exemplo dos dispositivos Bluetooth dos telemóveis de peões), para que os resultados sejam fiáveis.

A plataforma, que está a ser testada nas cidades de Madrid e Sevilha desde 2013, permite a utilização simultânea de milhares de sensores, possuindo um nível de escalabilidade adequado à sua aplicação a grandes centros urbanos.

As três redes de ensaio atualmente em funcionamento permitiram comprovar a maturidade da plataforma, estando a UPM em negociações com várias entidades de gestão de tráfego para o desenvolvimento comercial do sistema.

Fonte e Imagens (adaptadas): Universidade Politécnica de Madrid




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório