Reciclagem de Pavimentos com Espuma de Betume – Uma Experiência a Grande Altitude

Apesar de se tratar de uma tecnologia desenvolvida há mais de 40 anos, o recurso ao betume espuma apenas se massificou em 1991, ano no qual expiraram os direitos sobre a patente de invenção pertencentes à companhia MOBIL Austrália. Constitui objecto fundamental deste trabalho chamar a atenção para esta excelente alternativa técnica – o betume espuma – aplicada no Peru, a mais de 4.000 m de altitude, na reabilitação de pavimentos rodoviários, devido fundamentalmente ao seu bom comportamento, facilidade de construção, compatibilidade com um amplo espectro de agregados, com vantagens energéticas, económicas e ambientais.

O êxito da reciclagem de pavimentos com betume espuma a nível internacional permite-nos prever o potencial desta tecnologia no panorama nacional, nomeadamente na optimização do investimento público, na conservação das nossas estradas.

Texto baseado no original de Pedro Seixas




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Reciclagem de Pavimentos com Espuma de Betume – Uma Experiência a Grande Altitude

  1. HUGO

    ola eu sou estudante de eng civil da universidade do Minho, e estou a fazer um trabalho para a cadeira de pavimentos rodoviários sobre Betume espuma.
    gostaria que me informa-sem em relação a pormenores técnicos, bem como temperaturas de fabricação e de colocação,tempo de vida e também o modo de aplicação.
    agradecido

    Hugo Oliveira

  2. Mário Esteves

    Veja em:
    http://www.lnec.pt/organizacao/dt/nira/cursoCRPR/novas_tecnicas_reabilitacao.pdf
    (Contém um capítulo de reabilitação com espuma de betume)

Comentar

* Obrigatório