Monitorização Ferroviária Utilizando a Cloud Desenvolvida na Alemanha

5 Agosto, 2014.

Monitorização Ferroviária Utilizando a Cloud Desenvolvida na Alemanha

Um sistema que permite a monitorização permanente do estado de conservação de composições ferroviárias está a ser desenvolvido pelo Grupo de Métodos de Dimensionamento Tecnologicamente Orientados do Instituto Fraunhofer de Fiabilidade e Micro-integração (IZM). A tecnologia utiliza um conjunto de sensores em miniatura instalados nos eixos que sincronizam com a cloud toda a informação recolhida sobre o comportamento estrutural dos elementos monitorizados.

A companhia estatal ferroviária alemã, Deutsche Bahn, inspeciona de forma regular os eixos de todo o equipamento ferroviário, uma operação extremamente dispendiosa e demorada, dado o elevado número de composições em funcionamento. Em cooperação com o IZM, a companhia pretende substituir a tradicional manutenção intervalada por uma manutenção baseada do estado de conservação.

Os sensores utilizados permitem a deteção de patologias estruturais através da medição de variações nos padrões de vibração dos diferentes elementos constituintes. A monitorização é efetuada em tempo real e com as composições em andamento.
A informação é transmitida, através de tecnologia sem fios, para um servidor remoto de manutenção, sendo interpretada através de algoritmos inteligentes, de base estatística, que despoletam alertas, tanto para o condutor como para a central de controlo, quando uma situação anómala é detetada.

O sistema não é intrusivo, podendo ser adaptado a qualquer tipo de composição e utiliza exclusivamente energia gerada pela rotação das partes móveis. Outra vantagem é a capacidade dos sensores serem reaproveitados depois do eixo ser retirado de operação, ao contrário dos sensores convencionais com fios.

Fonte e Imagem (adaptada): via IZM




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Monitorização Ferroviária Utilizando a Cloud Desenvolvida na Alemanha

  1. OpenETCS Pretende Uniformizar e Otimizar Sistemas de Controlo Ferroviário na Europa | EngenhariaCivil.com

    […] objetivo a uniformização e aumento da consistência dos sistemas de controlo e sinalização das redes ferroviárias dos países europeus. O programa, que conta mais de quatro dezenas de parceiros europeus promete o […]

Comentar

* Obrigatório