Gigantesco “Mamute” holandês usado no transporte e instalação de ponte pedonal

A promotora imobiliária Cadillac Fairview divulgou imagens da operação de transporte e instalação de uma passagem pedonal pré-fabricada, em aço, sobre a Queen Street West, ligando o CF Toronto Eaton Centre com o edifício sede da Hudson’s Bay. Para tal, foi utilizado um veículo automotor modular de transporte (SPMT) da companhia holandesa Mammoet, mais conhecido como “Mamute” devido às suas dimensões e incrível poder.

Os Mammoet SPMT têm uma capacidade de transporte de até 44 toneladas por eixo e uma configuração completamente modular. Cada módulo pode ser equipado com sistema de direção e motor próprio, podendo os módulos ser agrupados lado a lado ou longitudinalmente, de acordo com a geometria da carga.

Os módulos do Mammoet SPMT possuem rodas com capacidade de rotação de 360 graus, o que permite que os movimentos possam ser facilmente ajustados em zonas urbanas onde o espaço é exíguo.

A plataforma de transporte dos módulos dos Mammoet SPMT pode ser igualmente ajustada em altura, permitindo movimentos verticais com amplitude de cerca de 60 cm.

Com 4 linhas de eixos, os Mammoet SPMT têm um peso próprio de 16 toneladas e possuem uma capacidade de 1transporte de até 144 toneladas. Na sua configuração mais densa, com 6 linhas de eixos, o equipamento tem um peso de 24 toneladas e uma capacidade de transporte de até 216 toneladas.
Uma vez que não existe qualquer limite teórico para a quantidade de módulos que é possível agrupar, a capacidade de transporte é virtualmente ilimitada, podendo os Mammoet SPMT usados para transportar desde navios até grandes estruturas de engenharia civil.

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; Cadillac Fairview; Mammoet




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório