Instituto Superior Técnico organiza curso sobre coordenação de segurança em obras de construção

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) do Instituto Superior Técnico (IST) promove, entre 6 e 8 de junho, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, em Lisboa, o curso “Coordenação de Segurança e a Elaboração de Planos de Segurança e Saúde“.

O curso é coordenado pelo Prof. Jorge de Brito, do Instituto Superior Técnico e pelo Prof. Telmo Dias Pereira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, sendo dirigido a Engenheiros Civis com pouca ou com média experiência nos domínios da Coordenação de Segurança (CS) e da elaboração de Planos de Segurança e Saúde (PSS).

Os principais temas deste curso serão a segurança e saúde no trabalho, a Diretiva Quadro, a Lei nº 102/2009 alterada pela Lei nº 42/2012 e pela Lei nº 3/2014, a Diretiva Estaleiros, o Decreto-Lei nº 273/2003, o Plano de Segurança e Saúde e a Coordenação de Segurança como principais vertentes da segurança nas obras, a Comunicação Prévia e a Compilação Técnica.

Serão igualmente abordados tópicos como plano de segurança e saúde em projeto e em obra, aspetos processuais, desenvolvimento e conteúdo detalhado, o risco e os equipamentos de proteção, o risco e a sua avaliação, equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual.

A porção final da ação de formação centrar-se-á na coordenação de segurança em projeto e em obra, funções e responsabilidades, registos da atuação, sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, a norma no domínio e implementação do sistema.

Informações
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
E-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; Ordem dos Engenheiros




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Instituto Superior Técnico organiza curso sobre coordenação de segurança em obras de construção

  1. Silvia Falcão

    Para quando nova edição do curso?
    Há alguma possibilidade de decorrer na zona do barlavento algarvio?

    Grata pela atenção.

    Com os melhores cumprimentos, sou Silvia Falcão, TSST

Comentar

* Obrigatório