Ascendi planeia investir mais de 22 milhões de euros na substituição de barreiras de segurança na sua rede de autoestradas

Ascendi planeia investir mais de 22 milhões de euros na substituição de barreiras de segurança na sua rede de autoestradas

A Ascendi está a implementar um programa de substituição das barreiras de segurança ao longo da sua rede, onde se inclui um novo sistema de barreiras desenvolvido especificamente para pontes e viadutos, com o objetivo de aumentar a segurança na sua rede de autoestradas.

A Ascendi promoveu um estudo técnico que avaliou as barreiras de segurança em toda a sua rede. Na sequência desse estudo foi definido um programa alargado de substituição de barreiras para o período 2019-2024, num investimento que ultrapassará os 22 milhões de euros, sendo que estarão executados até final de 2022 cerca de 16 milhões de euros na substituição de 220 Kms de barreiras.

No caso das barreiras de segurança para pontes e viadutos, não existindo no mercado nenhuma solução homologada que conseguisse responder aos requisitos de segurança pretendidos, a Ascendi realizou uma parceria com a empresa Roadsteel Engineering para o desenvolvimento de um novo, e inovador, sistema de barreiras para este tipo de estruturas. O novo sistema desenvolvido e homologado, já implementado na Concessão Beiras Litoral e Alta (A25) em 16,2 km, é constituído por barreiras com perfil tripla onda com as seguintes caraterísticas: nível de retenção H2 (contenção de veículos até 13 toneladas); deflexão dinâmica máxima de 0,90m; inclusão de dispositivo para motociclistas (DPM); solução para instalação sobre lancil de 0,30m de altura (caso comum nas autoestradas portuguesas).

Com a instalação deste novo sistema em todas as suas infraestruturas, a Ascendi prevê investir, faseadamente até 2025, cerca de 9 milhões de euros para substituir 63 km de barreiras de segurança em pontes e viadutos.
Comprometida com a melhoria contínua da segurança rodoviária, a Ascendi tem vindo a implementar um conjunto de ações para aumentar os níveis de segurança das suas infraestruturas e desenvolve um trabalho diário para diminuir a frequência e gravidade dos acidentes nas mesmas.

Fonte: Ascendi




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório