Construção Lean abordada em curso no Instituto Superior Técnico

21 Setembro, 2017.

Construção Lean abordada em curso no Instituto Superior Técnico

Nos dias 24 e 25 de outubro realiza-se, no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o Curso Avançado em Lean Construction, promovido pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC).

Este curso será coordenado por Amílcar Arantes, Professor Auxiliar do IST, sendo dirigido a Engenheiros Civis e outros profissionais do setor da construção envolvidos na gestão, direção técnica, direção de obra e planeamento logístico.

A ação de formação, que se centrará no desenvolvimento de competências em Construção Lean, permitirá aos formandos aprender os conceitos de Lean, identificar os 7 desperdícios na construção, utilizar o Sistema de Gestão Kaizen Lean e descrever as metodologias de implementação de melhorias no terreno.

Nesse âmbito serão abordados temas como a história Lean, melhoria dos fluxos de informações e materiais (TFM), gestão de equipamentos e instalações (TPM), qualidade total (TQC) e serviços administrativos (TSM), bem como a utilização dos princípios de Kaizen Lean na construção, desenvolvimento de novo negócio, novos produtos, novas instalações e equipamentos, manutenção anual, gestão de eventos e desenvolvimento de software.

O curso incluirá ainda tópicos como o mapeamento de projetos, controlo dos indicadores, gestão de recursos, balanceamento, planeamento das tarefas, normas de trabalho e procedimentos.

Durante o curso, organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), haverá igualmente lugar ao desenvolvimento de exercícios práticos de planeamento em grupo.

O formador será o Eng. Sérgio Caldeirinha, Founding Partner & President da Lean Academy Portugal / Operations Manager da True-Skills.

 

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens(adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via Drees & Sommer




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório