Estudantes do MIT Recriam Tecnologia de Construção de Tetos Abobadados

Construção de Tetos Abobadados

 

Três estudantes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Massachusetts Institute of Technology (MIT) levaram a cabo a construção da réplica de um teto abobadado da autoria do visionário projetista espanhol Rafael Guastavino, de 1895. Proeminente na tecnologia de construção de abóbadas, Rafael Guastavino foi um contemporâneo de Gaudi e ganhou fama mundial nos EUA, pela sua participação em obras como a Biblioteca Pública de Boston, O Terminal de Grand Central ou o Ellis Island’s Registry Hall.

No vídeo seguinte, são explicados os segredos por detrás da tecnologia de construção dos tectos abobadados de Rafael Guastavino e as fases do projeto, incluindo a conceção e renderização dos modelos, o cálculo das forças atuantes e o design da estrutura metálica de suporte.

A construção que contou com a participação de artífices especializados em alvenaria, incluiu também a montagem de uma estrutura de madeira com ligações metálicas e o posicionamento dos elementos cerâmicos através do uso de argamassa de gesso.

Construção de Tetos Abobadados

 

Imagens: MIT
Vídeo: MIT
Fonte: MIT




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório