Escavações em meio urbano abordadas em curso no Instituto Superior Técnico

Escavações em meio urbano abordadas em curso no Instituto Superior Técnico

O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), através da Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos dias 15 e 16 de março de 2018, em Lisboa, o curso Conceção e Execução de Escavações em Meio Urbano.

Organizado pelo Prof. Alexandre Pinto e pelo Prof. Rui Carrilho Gomes, do IST, o curso é dirigido a Engenheiros Civis, em particular a profissionais que desenvolvem a sua atividade nos domínios das estruturas, geotecnia e geologia.
O curso tem como objetivo principal fornecer aos participantes os fundamentos e alguns exemplos práticos relativos à conceção e execução de escavações em meio urbano.

Os principais temas desta ação de formação serão a caracterização geotécnica em meio urbano, comparação das principais técnicas construtivas, condicionamentos de escavações em meio urbano, a infraestrutura de dados GeoSIG na produção de cartografia geológica/geotécnica para apoio ao planeamento e gestão urbana, aplicação do método observacional e comportamento sísmico de estruturas de suporte flexíveis.

Serão igualmente apresentados e debatidos estudos de caso como o Reforço de Muros de Suporte na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, Casos Práticos de Escavações em Meio Urbano, Projeto do Hospital CUF Alcântara, em Lisboa, Ampliação do Hospital da Luz, em Lisboa, Escavações em Obras do Metropolitano e a experiência da Câmara Municipal de Lisboa.

O curso tem um custo de participação de 370 EUR + IVA 23% (455,10 EUR) se a inscrição for feita até ao dia 01/03/2018 e de 395 EUR + IVA 23% (485,85 EUR), a partir dessa data.

 

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@civil.ist.utl.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC/IST | Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via Godofgrade




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório