IST organiza curso sobre modelação e análise de sistemas de adução e de distribuição de água

18 Maio, 2016.

IST organiza curso sobre modelação e análise de sistemas de adução e de distribuição de água

A Prof.ª Dídia Isabel Cameira Covas coordena, nos próximos dias 19 e 20 de Maio, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso “Modelação Avançada de Sistemas de Abastecimento de Água Utilizando o EPANET“.

O curso é dirigido a engenheiros civis projectistas da área de hidráulica e recursos hídricos e técnicos de entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água, tendo como objetivo principal fornecer competências na área da modelação e análise de sistemas de adução e de distribuição de água.

Ao longo de quatro unidades modulares temáticas, serão apresentados os conceitos básicos da modelação e análise de sistemas de adução e de distribuição de água, fundamentos e a metodologia para o desenvolvimento de um modelo, construção de modelos utilizando o simulador hidráulico EPANET, a representação de modelos, componentes e topologia de um sistema adutor, redes de distribuição, consumos, controlos operacionais e tipos de simulação.

Serão igualmente abordados os conceitos base de calibração de modelos, os métodos para a calibração de modelos, a monitorização e teste de sistemas, os procedimentos e critérios de calibração e a aplicação da modelação hidráulica para a gestão de pressões e controlo de perdas.

Ao longo de toda a duração da ação de formação serão apresentados casos práticos de aplicação, sendo fornecidos os ficheiros necessários a utilizar com o software EPANET.

O curso, organizado pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura – FUNDEC/IST, tem um custo de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR)

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: FUNDEC/IST  | Imagem (adaptada): via Water Simulation




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório